Nooba : Fim da construção das paredes moldadas

21 Dezembro 2022

É com grande prazer que anunciamos o fim mais uma fase da obra do Nooba , a construção das paredes moldadas, um trabalho de grande complexidade técnica cujo término representa um marcante passo na materialização do primeiro edifício do empreendimento.

A construção de paredes moldadas consistiu na execução, até à profundidade de 15,30 metros, de painéis de betão armado com 60 cm de espessura, moldados no local. Num primeiro momento foi feita a escavação do terreno, com a  espessura e profundidade pretendidas, tendo este depois sido preenchido com 371 toneladas de ferro armado e 3700 metros cúbicos de betão pelos 40 homens que fazem diariamente avançar a construção do empreendimento.

Estes painéis, construídos em torno das futuras caves do Nooba Horizonte e Nooba Jardim, terão a responsabilidade de garantir a estanquicidade dos 343 metros de perímetro da construção para que a obra possa, com toda a segurança, escavar até à profundidade necessária à construção dos pisos de estacionamento.

Em breve entrará em obra a maquinaria de cravação das estacas, elementos pré-fabricados em betão, que serão cravadas em profundidade no solo até atingirem as camadas mais sólidas e que servirão de suporte à construção das sapatas e pilares que sustentarão todo o edifício.

Findo o conjunto destes trabalhos será possível começar a fazer crescer a estrutura do edifício para lá do nível do terreno, momento em que será observável a real dimensão e volumetria da primeira torre deste sublime empreendimento, o edifício Horizonte.